Formas de Pertença

A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus acolhe a todos os filhos da Virgem Maria. No exercício do nosso apostolado, no conhecimento de nosso Carisma e principalmente no evolvimento com a Obra, muitos são e serão chamados a assumir um comprometimento maior com a Instituição. Estes podem assumir a condição de comunidade de membro ativo (vida e aliança) ou auxiliar.

 

MEMBRO ATIVO 

      A forma de vida é dom de Deus, que nenhum modelo apresentado se sinta superior ao outro, o que importa é a resposta ao projeto de santificação individual e comunitária. A vocação Discípulos da Mãe de Deus pode ser vivida em duas dimensões complementares:

formas_de_pertenca.jpeg
  • Comunidade de Aliança: irmãos e irmãs que abraçando o mesmo Carisma sentem o apelo de Deus a permanecer em suas residências, trabalhando e mantendo suas atividadescomuns, dedicando uma parte do seu tempo ao serviço missionário da Obra, em sua própria cidade de residência, ou em experiências missionárias nas casas de Missão.Comprometem-se a uma vida de santidade sendo o sal na terra e luz no mundo, assumindo postura de verdadeiros filhos e filhas de Deus no meio da sociedade, buscando uma vida de oração profunda seguindo as regras próprias da Fraternidade. Regularmente encontram-se para a oração, formação, missas, atividades de apostolado e retiros próprios para a Fraternidade de aliança.
     

  • Comunidade de Vida: "Não se pode conceber, sobre a terra emprego mais relevante que o serviço de Deus; ser o maior servidor de Deus é mais rico, mais poderoso, e mais nobre que todos os reis e imperadores da terra que não sejam também servidores de Deus.(Tratado da Verdadeira Devoção P. 135)". Alguns são chamados a viver totalmente o serviço de Deus na Fraternidade, na disponilidade inteira. Doando suas vidas como oferta a Deus na Missão e Apostolado, são alicerce missionário à Obra Evangelizadora, vivem da providência na Missão. (trechos extraídos da Regra de Vida da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus)

 

MEMBRO AUXILIAR

 

      O membro auxiliar é um Discípulo da Mãe de Deus comprometido com o apostolado, que pode ou não ter o chamado a ser um membro ativo, mas que se dispõe a servir na intercessão e nos serviços da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, rezando determinadas orações aprovadas e recomendadas pela Fraternidade e auxiliando em eventos e serviços específicos. A intercessão e o serviço se complementam, são inseparáveis, como Marta (no serviço) e Maria (na oração, a melhor parte), ambas a disposição de Jesus, "escravas do seu amor". Lc 10,38-42. Somente a Virgem Maria teve a sabedoria de viver bem as duas partes!

      Surgem da necessidade de auxilio missionário e intercessor no carisma, para que em nome da instituição tenham o compromisso de estarem a serviço, enviados como discípulos e missionários, sob as bênçãos do Carisma, e tenham assim, maior capacidade de cumprirem nosso apostolado.

Não tem nenhum compromisso estatutário enquadrado em nível de experiência, forma ou estado de vida, mas tem o compromisso de ser um testemunho autêntico de discípulos da Mãe de Deus.

      Partilhe junto conosco a alegria de ser um Discípulo da Mãe de Deus na oração e no serviço. Seja um membro auxiliar!